Entre os moradores e mesmo a imprensa do Rio Grande do Norte, há predominância do uso de "Genipabu". Entretanto, segundo a Academia Brasileira de Letras, termos de origem indígena devem ser grafados com "j" (pajé, canjica, etc); portanto, o mais apropriado é "Jenipabu". O nome deriva do tupi "jenipa-bu", que significa "local onde se encontra jenipapo"; jenipapo é uma fruta típica da região. Portanto, utilizarei o "J" pois não suporto ver escrito com "G" sabendo que está errado.....hehe
Nesta praia acontece um dos atrativos mais encantadores de quem vai à Natal: o passeio de BUGGY nas DUNAS DE JENIPABU - pertencente ao município de Extremoz. É um passeio em que o bugueiro pede antes: " Com emoção ou sem emoção?" ... Aí já viu né, com emoção é como andar em uma montanha russa praticamente, é dimóóóóis!!!
Dificilmente as pessoas se hospedam nesta praia, o que se faz é contratar um buggy e fazer o passeio que dura o dia inteiro praticamente.
DICA 1: contrate o buggy através de uma agência indônea e credenciada (a minha foi a MGM Operadora Turística - foi tudo perfeito!). O próprio hotel muitas vezes terá sua agência contratada o que poderá lhe trazer mais segurança. Os "bugueiros" contratados sem agência podem te cobrar um pouco menos mas fazer o passeio pela metade, atalhando as dunas e não fazendo paradas.
DICA 2: para economizar, utilize o buggy para 4 pessoas, pois o valor pago é pelo buggy então quanto mais pessoas, menor o valor para cada uma. Colocar 4 pessoas será possível se as 4 tiverem estatura média e um biotipo "normal" digamos assim, pois se fugir muito disso, nos trechos onde todos devem ficar sentados no assento será muuuito apertado!
DICA 3: use roupas leves e se proteja do sol pois ficará muito tempo exposto a ele. Então, antes de sair, protetor solar, óculos de sol, boné, chapéu, água....
DICA 4: leve dinheiro extra, pois em meio ao passeio haverá atrativos opcionais como aérobunda, skibunda, passeio nos dromedários, se decidir fazer algo diferente, aproveite, este é o momento!
DICA 5: essa vale para todos os passeios - leve dinheiro para os almoços, uma graninha generosa pois os preços são um pouco salgados pra quem, como eu, está acostumado a pagar no máximo R$30,00 pra comer bem em sua cidade. Se você for na baixa temporada com certeza os preços serão um pouco menores - foi o que eu fiz!
Dromedários
Skibunda
Aérobunda
Dunas
Dunas
Travessia de balsa para chegar às Dunas
Lindas Paisagens
Onde se hospedar:
Aqui trago algumas opções de hospedagem que pesquisei, logo abaixo o site de onde busquei caso alguém se interesse.
Pousada Vila do Sol
Pousada Estrela Mar
Pousada Peixe Galo
Onde comer:
Em Jenipabu almocei em um dos restaurantes indicados pelo nosso bugueiro. Lugar bem gostoso, em frente ao mar, com opção de almoço por quilo, livre ou a La Carte - iiiih, esqueci o nome... mas era depois deste restaurante ilustrado na foto abaixo.
Este é o Restaurante mais fotografado, senão famoso, de Jenipabu:
Bar e Restaurante 21
Nenhum comentário:
Postar um comentário